Cancelada a anterior edição em março do ano passado, regressou este ano o CNL e com ele a Festa da Leitura. Sabemos que não é uma festa "tão festa" como todos gostaríamos que fosse, mas a necessidade de adpatação ao formato digital, garantindo a segurança de todos os intervenientes e do público, veio dar outra dimensão a esta celebração e demonstrar, por outro lado, a capacidade da comunidade escolar e das equipas das bibliotecas municipais para responder aos desafios que o novo formato possível representa. E se no início o receio e a incerteza que pautam o arranque de qualquer projeto inovador nos mereceram alguma reserva, e sobretudo preocupação com questões de equidade no que se refere às condições de participação dos concorrentes atendendo às desigualdades de acesso à Internet e a equipamentos que sabemos existir, depressa nos apercebemos que esse maior desafio iria ser ultrapassado com a cooperação entre equipas de profissionais, famílias e instituições locais. Por cada aluno com vontade de ler e de participar há uma equipa pronta a ajudar. E se a Fase das Escolas, na maioria dos casos, ainda foi realizada em ambiente escolar, a Fase Municipal que agora decorre tem sido possível graças à disponibilidade de todos. As leituras são feitas a partir de casa, o juri reunido ouve, pondera e avalia tendo em consideração as eventuais condicionantes, e seleciona os jovens leitores que representarão os seus municípios na fase seguinte, a Intermunicipal.
Reconhecendo mais este esforço pedido a toda a comunidade leitora, dos alunos e suas famílias, às bibliotecas, professores, escolas e equipas municipais, consideramos pertinente ilustrá-lo com algumas imagens de concursos já realizados e que são demonstrativas da perseverança de quem gosta de ler. Nos bastidores, as provas, o juri e os prémios; no palco, os leitores e as suas leituras.



(Fotos: Bibliotecas Municipais da Guarda e de Guimarães)
Na oportunidade ilustramos também o caminho já percorrido, com um vídeo do Agrupamento Romeu Correia, Almada e outro do Agrupamento Sebastião da Gama, Setúbal.
Sugerimos ainda a consulta às páginas de Facebook das diferentes bibliotecas municipais, ou dos próprios municípios, onde têm vindo a ser publicados anúncios, provas e vencedores.
Desejamos a todos bons momentos de leitura e marcamos encontro para a Fase Intermunicipal. Felicidades!